O Reno Se Lança no Tibre - Rev. Pe. Ralph Wiltgen, S. V. D.

Marca: Editora Permanência


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

Cem anos antes do nascimento de Cristo, Juvenal, em uma de suas sátiras, escrevia que o Oronto, principal rio da Síria, havia lançado suas águas no Tibre. Com isto queria dizer que a cultura síria, que ele desprezava, havia conseguido penetrar na cultura de sua bem amada Roma.

O que ocorreu no plano cultural nos tempos de Juvenal ocorreu no plano teológico em nossos dias. Desta vez a influência veio das nações ribeirinhas do Reno: Alemanha, Áustria, Suíça, França, Países Baixos e da vizinha Bélgica. Foi porque os Cardeais, Bispos e Teólogos desses seis países conseguiram exercer uma influência predominante sobre o Concílio Vaticano II que intitulei meu livro “O Reno se lança no Tibre”.

O público ouviu falar muito pouco sobre a poderosa aliança estabelecida pelas forças do Reno e do considerável papel desempenhado por ela na elaboração da legislação conciliar. Ouviu falar menos ainda dos grupos minoritários, cerca de meia dúzia, constituídos para contrabalançar esta aliança. Como este aspecto do Concílio é bastante ignorado e porque o livro se dedica às atividades desses grupos, acrescentei, como subtítulo, “O Concílio Desconhecido”.

Ralph Wiltgen

 

Livro marcante do Rev. Pe. Ralph Wiltgen, S. V. D., nesta excelente tradução realizada pelo Rev. Pe. Jahir Britto de Souza, confere ao leitor um amplo e equilibrado julgamento histórico do Concílio Vaticano II. Fruto de seu trabalho como jornalista da agência católica de notícias Divine Word News Service, este verdadeiro tratado investiga minuciosamente os eventos ulteriores ao CVII, desde o comportamento dos participantes em seus mais variados estratos e nacionalidades até o resultado final, condensado em inúmeras e graves mudanças doutrinais que, por fim, desembocariam no princípio da crise por que passamos atualmente.

 

Devido à habilidade do autor em destrinchar os eventos burocráticos e em traduzir com simplicidade o ambiente vaticano, este livro adquiriu fama internacional. É, pois, considerada obra de referência neste assunto particular, cuja autoridade é respaldada pela própria posição doutrinal do autor, muitas vezes concordante com a do Concílio.

 


  • Formato: Brochura;
  • Quantidade de páginas: 311;
  • Ano: 2007.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características


    Confira também