Editora Sétimo Selo
Product ID: 106
Raimundo Lúlio e As Cruzadas

Raimundo Lúlio e As Cruzadas

Marca: Editora Sétimo Selo


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

Apresentamos pela primeira vez ao público de língua portuguesa a tradução de trẽs importantíssimas obras medievais sobre as Cruzadas, escritas pelo filósofo catalão Raimundo Lúlio (Ramon Llull, 1232-1316): O Livro da Passagem (1292), O Livro Derradeiro (1305) e O Livro da Aquisição da Terra Santa (1309). Esses textos foram escritos após a perda de São João D'Acre (1291), último reduto cristão na Palestina -- fato que ocasionou o fim das cruzadas e chocou a Europa. Eles refletem o estado de espírito do pensador catalão, preocupado com o desenrolar dos acontecimentos adversos para a Cristandade do final do século XIII.

 

Considerado por alguns como o "Dante catalão", Lúlio expressa aqui a teoria dos dois gládios: Cristo fez entender (Lc XII, 38) que "tínhamos de guerrear com a pregação e com as armas contra os homens infiéis" (Livro Derradeiro, I. 1).

 

Trecho das orelhas da obra

 

Livros bastante afamados de Raimundo Lúlio, trazidos a lume para língua nativa pela Editora Sétimo Selo, seu escopo geral é de caráter histórico-filosófico ao tempo em que doutrinal: quer analisar as formas do combate da heresia, desenvolvendo uma narrativa acerca da história da última cruzada e da perda do território, administrado pelos francos, de São João D'Acre. Numa trama enxuta, objetiva e sem peio, Lúlio baliza a história destes combates na Terra Santa e do propósito maior da manutenção daquele território pelos cristãos, que era o de manter a salvo e livre do erro o solo sagrado onde viveu Nosso Senhor Jesus Cristo.

 
A obra é bilíngue e conta com o preparo de importantes historiadores e tradutores, conferindo uma oportunidade única de formação do leitor no tocante às Cruzadas.
 

  • Formato: Brochura;
  • Quantidade de páginas: 137;
  • Ano: 2009;
  • Tradução: Waldemiro Altoé, Eliane Ventorim e Ricardo da Costa;
  • Índice:

 

Breve Nota do Editor, por Sidney Silveira

Prefácio, por Pere Villalba i Varneda

Introdução, por Fernando Domíngues Reboiras

Nota Prévia dos Tradutores, por Eliane Ventorim, Ricardo da Costa e Waldemiro Sodré

 

I. O Livro da Passagem - Liber de Passagio

II. O Livro Derradeiro - Darrer Libre Sobre la Conquesta de Terra Santa

III. Livro Sobre a Aquisição da Terra Santa - Liber de Acquisiotione Terrae Sanctae

 

Posfácio, por Ricardo da Costa

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também