Edições Santo Tomás
Product ID: 54
Estudos Tomistas - Opúsculos - Carlos A. Nougué

Estudos Tomistas - Opúsculos - Carlos A. Nougué

Marca: Edições Santo Tomás


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Santo Tomás de Aquino é único. Cinzelado por Deus mesmo para atingir o cume do intelecto humano, foi teólogo que usou de modo maximamente perfeito o filosófico como servo da ciência sagrada; e sua doutrina foi afirmada pelo magistério da Igreja como a Comum desta. Com respeito à dotrina de Santo Tomás, portanto, quem se queira de fato tomista não pode senão segui-la em espírito e letra. Com efeito, porque o alcance intelectual de todos nós é sempre inferior ao do Doutor Angélico, não é possível segui-lo em espírito se nos afastamos dele na letra. Fazê-lo é uma temeridade cujo final não pode nunca ser feliz, como o demonstra fartamente a própria história do tomismo.
 
Trecho do prólogo da obra
 
O livro Estudos Tomistas – Opúsculos é uma reunião justamente de opúsculos de Carlos Nougué, tomista cuja obra se diversifica em diversos âmbitos: a Gramática, a Lógica, a Física, a Metafísica, a Teologia Sagrada.
 
E, de fato, o primeiro destes opúsculos é “A Gramática, Arte Subalternada à Lógica”. O segundo, “As Duas Primeiras Operações do Intelecto: Uma Crítica a Maritain e a Outros Tomistas”. O terceiro, uma “Tradução Comentada do Artigo daSuma Teológica ‘Se em Deus São o Mesmo a Essência e o Ser’ – em torno da questão ‘ser’ versus ‘existência’”. O quarto, estritamente teológico, é “Se Se Deve Rezar pela Salvação do Mundo”. E o quinto, por fim, “O Que É a Ideologia”.
 
São todos textos fundados no aristotelismo-tomismo ou no tomismo puro e simples, mas constituem aplicações originais a campos ou não tratados diretamente por Aristóteles e por Santo Tomás, ou polêmicos entre os próprios tomistas.
 
Carlos Nougué é autor ainda da Suma Gramatical da Língua Portuguesa – Gramática Geral e Avançada (Editora É Realizações) e de outras seis obras que estão no prelo, cinco das quais já anunciadas na orelha destes Estudos Tomistas.
 

  • Formato: Brochura;
  • Quantidade de páginas: 186;
  • Ano: 2016;
  • Índice:

I - Prólogo

II - A Gramática: arte subalternada à Lógica

III - As duas primeiras operações do intelecto: uma crítica a Maritain e a outros tomistas

IV - Tradução comentada do artigo da Suma Teológica "Se em Deus são o mesmo a essência e o ser" - Em torno da questão "ser" versus "existência"

V - Se se deve rezar pela salvação do mundo

VI - O que é a ideologia

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também