Editora Triregnum
Product ID: 46
Diurnal Monástico Beneditino - V. II

Diurnal Monástico Beneditino - V. II

Marca: Editora Triregnum


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

O projeto de re-edição do Diurnal Monástico, um dos pioneiros a realizarem-se depois do Concílio Vaticano II para a Ordem Beneditina no Brasil, primou pela manutenção das características do original (pelo método de foto-escaneamento) e de sua característica física adaptada aos meios modernos de impressão sob demanda.

A edição original, cuidadosamente tratada em meio eletrônico, foi redimensionada para o formato A5 com o propósito de oferecer conforto no manuseio, especialmente aumentando-se as margens do miolo para maximizar o contato das mãos para com o interior da obra. A modificação se somou à divisão do volume único da primeira edição a dois volumes de aproximadamente 600 páginas, necessária ante a envergadura da matriz. Desta forma, garantiu-se que ao menos possa ser transportado facilmente pelo oblato o primeiro tomo do Diurnal, que contém todas as horas litúrgicas (com exceção de Matinas, cujo conjunto ultrapassaria as possibilidades do projeto original) rezadas ao longo do dia, a saber: Laudes, Prima, Terça, Sexta, Nôa, Vésperas e Completas.

Este segundo volume, porém, depende do primeiro, uma vez que o complementa com as orações próprias dos santos. Por isso, é essencial para complementar o primeiro volume, perfazendo ambos um livro só.

A característica principal que diferencia o Diurnal do Ofício Beneditino Típico é a tradução, em coluna secundária para cada lauda, dos originais em latim. Por isso mesmo ela se destina aos oblatos e fiéis em geral, desejosos de recitar as horas litúrgicas, vez que faculta, com orientações em língua vernácula, todas as citadas orações num plano simplificado e orgânico. Ao mesmo tempo, têm-se como característica do Diurnal sua usabilidade, que se obtêm pela dimensão reduzida da obra, própria para transporte e viagens rotineiras (é necessário apenas o primeiro volume para que o interessado reze todas as horas monásticas).

Sua publicação, por tudo que foi descrito, constitui, portanto, um marco fundamental para a manutenção da tradição monástica no Brasil.
 

  • Formato: Brochura;
  • Quantidade de páginas: 550;
  • Ano: 2015;
  • Índice:

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também